I ENCONTRO NACIONAL DE MÚSICOS NO CARAÇA
Evento reúne músicos profissionais e estudantes para apresentações, saraus e debates sobre o cenário de produção musical no Brasil
“É melhor ouvir uma nota tocada ao vivo por um músico, que ouvir em casa todo o repertório de um CD”, diz Odette Ernest Dias, 83 anos, flautista, idealizadora e diretora artística do I Encontro de Músicos no Caraça. O encontro, que ocorre entre os dias 21 e 24 de junho, com o intuito de reunir músicos de todo o Brasil na Serra do Caraça, vai debater a atual produção musical no país, além de estimular o interesse de jovens pelo fascinante universo da música, proporcionando oportunidades de novos conhecimentos e de contato com os diversos tipos de linguagens e técnicas musicais.
O Encontro de Músicos é aberto a profissionais, estudantes de música e amantes da história e da arte. O evento oferece palestras, aulas coletivas e workshops com o propósito de promover atualizações sobre a pedagogia no segmento da música e reflexões sobre a atual situação do mercado profissional.
Como tudo começou
Tudo começou em 1991 e posteriormente em 1993, quando Odette promoveu, também no Caraça, o I e II Encontro Nacional de Flautistas. Muitos músicos que participaram dos dois eventos, há mais de 20 anos, ainda como estudantes, hoje são renomados profissionais que atuam em instituições de ensino de música no Brasil e no exterior, como o flautista Alberto Sampaio, hoje professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e coordenador do grupo de flautistas Flutuar; Danilo Mezzadri, professor de flauta da Universidade de Southern, no Mississippi; Ariadne Paixão, flautista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, e muitos outros.
Os nomes de peso demonstram a importância em incentivar o acesso à música. “Infelizmente o contato humano com a música está se perdendo, principalmente entre os mais jovens”, diz Odette. “Quando eu era criança, ainda na França, meu professor levava a minha classe para os concertos da cidade, e isso fez toda a diferença na minha formação. O que falta no Brasil são investimentos reais para incentivar a criança e o adolescente a experimentarem a música”, completa.
Abordagem prática
O coordenador do Encontro Nacional de Músicos no Caraça, Raul Costa d'Avila, professor de flauta na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ressalta que a ideia central do evento é compartilhar experiências. “Não serão cursos em que um fala e o outro apenas escuta. Será uma troca, uma conversa sobre a música”.
Um dos destaques do Encontro é a participação de bandas e músicos das cidades vizinhas à Serra do Caraça, como Barão de Cocais e Santa Bárbara. “Queremos contemplar a música e
os músicos das bandas, que muitas vezes são amadores. Por isso teremos abordagens práticas e dinâmicas”, afirma Raul.
Para Alexandre Lacerda, maestro da Banda de Barão de Cocais, que participará do Encontro, eventos como esse incentivam a produção de outros semelhantes nas cidades vizinhas. “A prática musical só traz benefícios para quem a estuda, e os resultados se alastram para a sociedade onde o músico está inserido”, afirma. Alexandre ressalta que o Encontro, primeiro do gênero na região, vai difundir a prática musical por lá. “A presença de músicos importantes, especialistas de diversos instrumentos, trará conhecimentos, técnicas, exemplos de vida para os músicos das bandas locais. Além disso, os mais jovens estão com muita vontade de aprimoramento técnico-musical, e isso deixará marcas importantes na formação desses futuros profissionais”, completa.
Inscrições
Os interessados em participar das aulas poderão se inscrever pelo site encontrodemusicos.com.br. A inscrição é gratuita. Já os que desejam apreciar os concertos poderão entrar no Santuário, onde irão ocorrer as apresentações, de 8h às 21 horas. A taxa de entrada é de R$ 7,00 por pessoa.
Programação
RECITAIS
Recital de Abertura
Data: 21 de junho
Horário: 18h
Retreta das Bandas
Dedicado a apresentações das tradicionais bandas de Minas Gerais.
Data: 23 de junho
Horário: 16h
Som da Noite
Espaço dedicado a apresentações coletivas dos músicos residentes e alunos participantes.
Data: 21 a 23 de junho
Horário: 21h
Concerto de encerramento
Reúne todos os participantes do evento em uma formação inédita.
Data: 24 de junho
Horário: 10h
ETAPA EDUCATIVA
Colóquios – os músicos residentes do Encontro compartilharão suas experiências e pesquisas no campo da música.
Período de atividades: 22 a 23 de junho
Vagas: 40 ouvintes por atividade
Horário: de 10h às 11 horas /11h30 às 12h30
Aulas Coletivas – dedicadas às Bandas tradicionais da região e músicos e estudantes interessados. As aulas visam promover a troca de experiências no campo da música.
Período de atividades: 21 a 23 de junho
Vagas: de acordo com a formação de cada Banda.
Horário: de 14h às 17 horas
Ensaios Abertos - visam aproximar os jovens músicos do universo da criação conjunta promovido durante um ensaio de músicos profissionais.
Período de atividades: 20 a 23 de junho
Vagas: 30 participantes por atividade
Horário: de 15h30 às 17 horas
SERVIÇO:
I ENCONTRO NACIONAL DE MÚSICOS NO CARAÇA
Data: 21 a 24 de junho
Local: Santuário do Caraça
Valores: Gratuito. Taxa de visitação do Santuário R$ 7,00.
Patrocínio: AngloGold Ashanti
Apoio: Prefeitura de Barão de Cocais, Prefeitura de Catas Altas, e Prefeitura de Santa Bárbara.
Durante o evento, a entrada no Santuário será realizada até as 18h, e a saída até as 21h.
Inscrições para as aulas e informações para o público: www.encontrodemusicos.com.br
Apoio: Prefeitura Municipal de Catas Altas - Secretaria Municipal de Turismo e Cultura
Um comentário:
muito bom o blog, estão todos de parabéns!
Postar um comentário