Os dias 16,17 e 18 de maio registraram a alegria de comemorar a história e a cultura catas-altense na XIV edição da Festa do Vinho de Catas Altas. Ao celebrar, a cada ano a Festa do Vinho, a Prefeitura de Catas Altas e a Aprovart (Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas ) se comprometem com o resgate de uma tradição que remete ao século XIX, quando as minas de ouro se esgotaram e a produção de vinho foi uma alternativa de subsistência. A Festa do Vinho de Catas Altas é a consolidação de uma vocação que merece ser festejada.
Os catas-altenses e visitantes foram recepcionados na noite de abertura,16, com o show de Ruy Marchi e Banda. O prefeito de Catas Altas, Saulo Morais de Castro, o vice-prefeito, José Venâncio de Morais, e a secretária de cultura e turismo, Cláudia Picardi, deram as boas vindas ao público. “É uma satisfação vivenciar a XIV edição da nossa Festa do Vinho na companhia de vocês. Nossos produtores produziram saborosos vinhos, experimentem e se divirtam”, fala Cláudia.
O desfile e a passagem de faixas das Princesas do Vinho mereceu olhares de encantamento da plateia. A praça Monsenhor Mendes foi preenchida com a expectativa do show do Frejat. “Sou fã da banda e nada é mais agradável que escutá-los nessa linda cidade e ainda degustar um vinho de jabuticaba. Foi uma noite especial”, conta Aline Melo, 32,visitante.
As atrações do segundo dia de Festa começaram de manhã com a Oficina para Crianças.Com o tema Brinquedos, a diversão foi garantida. “Adorei”, fala Sofia de Oliveira,11. O Centro Cultural foi o cenário da Mostra da Produção de Vinhos e Licores. Os visitantes puderam conhecer a história do Vinho de Catas Altas e identificar a importância desse produto para a cidade. Os shows da tarde de sábado incluíram estilos de música diversificados, conquistando a atenção dos presentes. A plateia do show de Emmerson Nogueira exibia sorrisos de satisfação ao escutar marcantes canções. “Estou feliz de estar aqui, essas músicas fizeram parte de momentos importantes da minha vida”, conta Luiz Felipe Costa, 45, visitante. A banda U2 Cover encerrou a noite de sábado.
A igreja Nossa Senhora da Conceição recebeu visitas durante a missa da manhã de domingo.
Situada no Centro Histórico da cidade, a igreja de Catas Altas possui em seu altar,o Cristo Crucificado atribuído ao mestre Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Reconhecida pela sua beleza, a decoração do interior da igreja Matriz ficou inacabada quando o ouro se tornou escasso, e visitá-la é um passeio especial pela história de Catas Altas. A Praça Monsenhor Mendes ainda recebeu shows diferenciados de artistas regionais. A orquesta Musiart, atração esperada a cada edição, encantou o público. As premiações dos Concursos Gastronômico e do Vinho abriram a noite do terceiro dia de Festa. A emoção ao escutar os resultados foi observada nos participantes. O restaurante La Viola foi o vencedor do concurso. Os segundo e terceiro lugares foram do Confraria Cultura Bar e do restaurante Vitória. Os vinhos premiados foram os dos produtores, Vanda Lúcia Gomes, em primeiro lugar. Jesuína Pereira de Souza em segundo e Rosiléia Borges Batista, em terceiro. “Reconhecemos a importância dos vinhos, restaurantes e bares de Catas Altas, e este concurso é uma forma de demonstrarmos a nossa satisfação com cada um deles”, fala o prefeito de Catas Altas, Saulo. Biquini Cavadão encerrou, com alegria e animação, a XIV edição da Festa do Vinho de Catas Altas.
A XIV Festa do Vinho de Catas Altas foi uma realização da Prefeitura de Catas Altas em parceria com a Aprovart, com patrocínio da Vale e apoio da Polícia Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário