Marcadores

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

OFICINAS DE PRODUÇÃO DE LICORES, VINHO E CONSTRUÇÃO DE PAREDE DE PAU A PIQUE FAZEM PARTE DA IV JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO.


Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, foi realizada a Oficina sobre a História dos Licores Catas-altenses, e Produção de Licores com Frutas Típicas de Catas Altas,. A oficina foi realizada com 11 alunos da Escola Municipal Professora Agnes Pereira Machado com o objetivo de estimular o conhecimento sobre esta herança cultural do município, para que no futuro, novas gerações continuem transmitindo para outras, para não se perder toda uma tradição que vem desde o século XVIII, fazendo parte da história dos catas-altenses, e que ajuda muitas pessoas a obter uma renda melhor, e ainda, é mais um produto que agrada aos turistas.
Nos dias 11, 12 aconteceu a oficina de Vinho de Uva e Jabuticaba, com os alunos do 9.º ano da Escola Municipal Papa João XXIII do povoado de Morro D'Água Quente.
No dia 11, os alunos tiveram uma aula expositiva sobre a história geral do vinho, e sobre o surgimento e a importância do mesmo para Catas Altas, e também da criação da APROVART (Associação dos Produtores de Vinho e outros Produtos Artesanais e Agricultura Familiar de Catas Altas) que vem auxiliando muito na valorização do produtor.
No dia 21 de setembro, aconteceu a oficina de Parede de Pau a Pique, no Centro de Apoio ao Turista com a participação de 10 pessoas. A oficina foi ministrada pelo Restaurador e Secretário Municipal de Obras e Viação, e pelo Chefe de Departamento de Cultura Eder Ayres Siqueira, das 09 às 11:30. 
Os participantes, tiveram uma explanação sobre as construções feitas de pau a pique, onde aprenderam a importância de se valorizar os materiais construtivos extraídos da natureza, sem agredir o meio ambiente.






Nenhum comentário: